Princípio 3
É efetiva a longo prazo

A maioria dos adultos usa métodos punitivos pois tem o discurso de que funciona. Se ameaça tirar o brinquedo preferido da criança, ela vai parar de pular no sofá na mesma hora, como você mandou. Se tira o celular do adolescente por alguns dias, ele provavelmente vai começar a guardar seus livros, como você exigiu. Mas a que custo você conseguiu fazer isso? Quais os sentimentos que a criança e adolescente estão tendo? E quais habilidades de vida estão ganhando com isso? Rebeldia, sentimento de inadequação, falta de senso de individualidade e de capacidade? E quando o adulto não está perto para punir, como eles se comportam?

A punição funciona a curto prazo para parar o comportamento indesejado, mas a falta de encorajamento para desenvolver algumas habilidades de vida e sentimentos negativos que podem gerar podem ser danosos.

 

Quanto mais respeito e encorajamento demonstrado pela criança, quanto mais fizer dela um ser participativo e pertencente, mais habilidades positivas de vida serão desenvolvidas a longo prazo e com menos traumas.

© 2020 Criando Crianças